Olá Pessoal! Esse blog foi criado pelos alunos de 3º Logística, para Exportar nossos conhecimentos adquiridos na Aula de Logística Internacional e Economia, com o Professor Junior Furlan na escola ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
-No ano de 2015 caiu a participação do modal aéreo
-Transporte de carga
-Setor cai, porém as empresas sabem que será o primeiro a se reerguer após a crise assim continuam a investir em melhorias.
TAM CARGO- Líder em participação nos transportes aéreos, registrou também quedas neste ano, mas mantem seus investimentos em terminais novos, segurança e tecnologia, e trabalha na fidelização de seus clientes para quando melhorar crescer ainda mais.
GOLLOG- Vice líder, estratégica e atendia na questão de eficiência, tem investimentos me melhorias de qualidade das operações, pois tem um foco voltado para transportes de farmácia e eletrônicos que exigem uma maior atenção no manuseio. Como estratégia eles usaram novas rotas e se encontram preparados para quando o mercado se reaquecer.
ALEMÃ LUFTHANSA- Se antecipou e se preparou para a crise, se desfazendo de cargueiros que não seriam uteis nesta fase, se garantindo de manter o seu quadro para quando o mercado se aquecer, também se prepara com estrategias fortes de distribuição em Natal para atender a Europa, já que a região é forte na produção frutífera.
AZUL CARGO- A empresa se mantem estável devido operações internacionais e com a crise presente.
PORTUGUESA TAP - A empresa foi vendida recentemente, mas vem com grandes resultados de exportação e importação, aguarda por recursos, enquanto isto aposta no diferencial nordestino, em vez de Rio X São Paulo. O Nordeste atua com insumos automotivos e não param por conta da crise. A empresa espera fechar o ano com maior numero de transporte.
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
MESA REDONDA COM MÁRIO PÓLIS - AULA DIA 08/10/15
Olá Pessoal !
Na aula de hoje tivemos "mesa redonda", com o palestrante Mário Pólis diretor da empresa EMME Consultoria em Negócios Internacionais onde trocamos ideias, esclarecemos dúvidas, curiosidades, e a formação acadêmica discutida em assuntos como o dia-a-dia e a prática sobre o trabalho com importação e exportação.
MÁRIO PÓLIS
* Bacharel em Negócios Internacionais (2011) / UNIMEP.
* Mestrando em Pesquisa Operacional - FCA/UNICAMP.
* Docente e palestrante da área de Logística Internacional, Aduana e Comércio Exterior.
* Membro da International Network of Customs Universities (INCU).
* Diretor da EMME - Consultoria em Negócios Internacionais.
Lucas Viana
sábado, 10 de outubro de 2015
ADMINISTRANDO O COMERCIO INTERNACIONAL - AULA DIA 01/10/15
Olá pessoal!
Na aula de hoje podemos entender um pouco mais sobre como se dá os acordos e
contratos envolvendo as negociações internacionais e os transporte das mercadorias entre os países, o que garante que ambas as partes das negociações e comercio estejam asseguradas do tipo de prestação de serviço que serão oferecidos.
Segue abaixo um pouco da historia:
CCI- (Câmara de Comercio internacional), foi o quem mais criou regras para administrar os conflitos em decorrer dos contratos internacionais entre exportadores e importadores referente a mercadorias, transporte, perdas e danos.
INCOTERMS- (Termos internacionais de comercio), o qual foi instituído pela CCI em 1936, e foi ganhando força ate o ano de 2000, onde entrou em vigor os incoterms em 01-01-2000, sendo representadas por siglas e servem como base entre as negociações e comercio de mercadorias entre os países.
Na aula de hoje podemos entender um pouco mais sobre como se dá os acordos e
contratos envolvendo as negociações internacionais e os transporte das mercadorias entre os países, o que garante que ambas as partes das negociações e comercio estejam asseguradas do tipo de prestação de serviço que serão oferecidos.
Segue abaixo um pouco da historia:
CCI- (Câmara de Comercio internacional), foi o quem mais criou regras para administrar os conflitos em decorrer dos contratos internacionais entre exportadores e importadores referente a mercadorias, transporte, perdas e danos.
INCOTERMS- (Termos internacionais de comercio), o qual foi instituído pela CCI em 1936, e foi ganhando força ate o ano de 2000, onde entrou em vigor os incoterms em 01-01-2000, sendo representadas por siglas e servem como base entre as negociações e comercio de mercadorias entre os países.
Esses são dois dos incoterms:
- EXW- Ex works – A disposição: Este termo significa que a mercadoria embalada para a exportação será entregue nas dependências do exportador. O vendedor não se responsabiliza por qualquer elemento do custo de transporte, frete marítimo, seguro, ou outras formalidades de exportação. Porém, ele tem a obrigação de disponibilizar a mercadoria no prazo estipulado para serem carregadas pelo importador. É o Incoterms de maior responsabilidade para o importador.
- FCA- Free Carrier – Livre no transportador: Este termo significa que a mercadoria embalada deve ser entregue até o transportador designado pelo importador. Após isto, a responsabilidade passa para o importador, sendo elas a de custo de transporte, frete marítimo, seguro e outras formalidades de exportação. Porém, o exportador tem a responsabilidade de disponibilizar a mercadoria no prazo estipulado e no local indicado pelo importador.
E baixo uma imagem que ilustra melhor os incoterms!
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/incoterms-os-termos-de-troca-no-comercio-exterior/
Ana Lucia Melo
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO E SEUS ÓRGÃOS DE APOIO - AULA DIA 17/09/15 E 24/09/15
Olá!
Na aula passada, falamos um pouco sobre tudo que envolve o processo de exportação e importação, ou melhor tudo que está relacionada a essa parte das etapas. Podemos também pesquisar como transporta alguns tipos de produtos para outros países e como e quais empresas podem nos dar esse suporte.
Fonte :http://www.regimedrawback.com.br/interno.php?secao=oquee_visao
Também em aula, pesquisamos uma companhia real, órgãos ou Instituições/Empresas que apoia o Comex! Escolhemos a SISCOMEX.
SISCOMEX
"O Siscomex/Importação foi implantado em 1º de janeiro de 1997 com o objetivo de promover, tal qual na exportação, um fluxo único e informatizado das informações. Os usuários do Siscomex/Importação são:
a) importadores, depositários e transportadores, por meio de seus empregados ou representantes legais;
b) a Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e os Órgãos Anuentes, por meio de seus servidores;
c) as Instituições Financeiras autorizadas a elaborar Licença de Importação, por meio de seus funcionários; e
d) o Banco Central do Brasil e as Instituições Financeiras autorizadas a operar em câmbio, mediante acesso aos dados transferidos para o SISBACEN..."
Fonte: http://www.investexportbrasil.gov.br/siscomex-importacao
Agora abaixo um trecho que achei interessante do site da Receita Federal!
Despacho Aduaneiro de Importação
Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, sujeita ou não ao pagamento do imposto de importação, deve ser submetida a despacho de importação, que é realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria..."
E com isso vivenciamos mais um dia de aprendizado e assim ficamos cada dia mais envolvidos!
Franciene Santos e Luana Proença
domingo, 20 de setembro de 2015
ECONOMIA E GESTÃO ESTRATÉGICA - AULA DIA 10/09/15
Olá pessoal!
Na aula de hoje praticamos um pouco mais de leitura, o que nós deu a chance de abordar os temas, economia e gestão estratégica.
Avaliando os conhecimentos obtidos e a situação atual do nosso pais concluir que:
Os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que não ficam passivo à mudanças e que também tem a capacidade de antecipá-las. Os seus olhos devem sempre voltar-se para o futuro. E falando agora um pouco sobre planejamento estratégico, ele é uma grande ferramenta de auxilio, o que pode nós ajudar na melhor compreensão do que está acontecendo, e do que está por vim pela frente. E estar preparado para todas as situações econômicas do nosso pais é necessário, já que os cenários muitas vezes sofrem oxilaçoes.
ECONOMIA
GESTÃO ESTRATÉGICA
E na aula de hoje também vimos os modos de que algumas empresas estão usando para motivar cada vez mais seus funcionários.
Hoje em dia é difícil encontrar jovens que queiram ficar 5 anos no mesmo cargo, para assim quem sabe ser promovido e conseguir um cargo maior. Bem mais fácil está abrir uma empresa e inovar totalmente no modo de trabalhar.
Liliane Melo.
sábado, 5 de setembro de 2015
O MERCADO CHINES (MAIOR FABRICANTE DE BRINQUEDOS) - AULA DIA 03/09/15
Olá!
Na aula de hoje continuamos a falar sobre o grande mercado chinês fabricantes de brinquedos, discutimos em sala que o custo de mão-de-obra é barato, fazendo com que a indústria cresça ainda mais, falamos também que a exploração dos trabalhadores chega a ser até "escravos", comparado com a cultura do nosso país o Brasil, exigindo dos trabalhadores uma carga horária de até 14 horas, e constantemente fazem até 100 horas extras por mês - acima do limite legal de 36 horas. Além disso são expostos a má condições de trabalho, segurança precária nas fábricas, e contratos quase que inexistentes, sem direito nenhum, sendo assim prejudicada a vida dos trabalhadores, e pior ainda chegam a morar nas próprias fábricas em dormitórios com até 12 pessoas.
Uma coisa que é muito importante nesse meio é a terceirização, esse setor é essencial pois ajuda a baratear os produtos e aumenta a competitividade.
Finalizamos a aula reunidos em grupos para análise da matéria respondendo algumas questões; como fatores que fazem com que a China seja uma das principais potências do mercado internacional, sendo assim a nossa equipe acredita que o principal fator é a cultura. Respondemos também sobre os dilemas éticos que foram infligidos, como mesmo sabendo da procedência na maioria das vezes nós compramos; e supomos uma simulação de nossa equipe do que faríamos para melhorar a imagem de uma empresa gigante chinesa perante o mercado global, e concluímos que melhoraríamos a parte contratual, segurança dentro das normas e tentando equilibrar a cultura deles como as leis.
Texto e imagens com base na aula e referências: http://exame.abril.com.br/economia/album-de-fotos/fotografo-revela-interior-das-fabricas-de-brinquedo-na-china#13
Lucas Viana
Lucas Viana
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
CHINA, A MAIOR FABRICANTE DE BRINQUEDOS DO MUNDO - AULA DIA 27/08/15
Olá pessoal
Hoje pesquisamos o mercado Chinês e descobrimos que a china é o maior fabricante de brinquedos do mundo, descobrimos também que lá o custo da mão-de-obra é muito baixo, o que faz a industria obter uma boa receita. Percebemos que a rotina do trabalhador não é fácil, chega a fazer 14 horas diárias de trabalho e chegam a morar nas fabricas num tipo de alojamento, seguem uma rígida rotina dentro das fabricas praticamente não são cumpridas as leis as quais protegem o trabalhador. Por outro angulo podemos ver a rotina e preferencias do milionário Chines, que tem a cada dia hábitos mais saudáveis, apesar de tirar poucos dias de ferias, e dormir na medida do possível 6 horas por dia, muitos bom objetivo de viver em outro pais.
Depois podemos prestigiar a nossa convidada Valeria, um profissional Coaching, que nos mostrou um pouco da sua rotina. O que agrega a todos um pouco mais de conhecimento!
Ana Lucia Melo
domingo, 30 de agosto de 2015
BLOCOS ECONÔMICOS - AULA DIA 20/08/15
Mercosul
O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico
criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, e conta atualmente com Brasil,
Argentina, Uruguai, Paraguai e, mais recentemente, com a Venezuela como
países-membros.
Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam
como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem
poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um
membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização
de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas
como membro observador. Para fazer parte do bloco, é preciso estar
primeiramente associado à ALADI,
Associação Latino-Americana de Integração.
ALADI
A Associação
Latino-Americana de Integração (ALADI) é um organismo intergovernamental
formado por quatorze países latino-americanos. Sua sede fica em Montevidéu
(capital do Uruguai). Embora seus principais objetivos sejam econômicos, por
isso é tratada por muitos como bloco econômico, esta associação também busca
favorecer a integração social e tecnológica na região, criada em 12 de agosto de 1980, através do Tratado de
Montevidéu. Seus objetivos:
- Estabelecer acordos comerciais entre os
países-membros;
- Tomar ações convergentes em busca do
estabelecimento de um mercado comum latino-americano;
- Criar mecanismos de cooperação tecnológica e
científica;
- Facilitar a abertura dos mercados entre os
países-membros, buscando reduzir tarifas alfandegárias e eliminar obstáculos
administrativos e técnicos;
- Promover o desenvolvimento social da região de forma
equilibrada e harmônica.
Brasil,Argentina,Paraguai,Uruguai,Chile,Bolívia,Colômbia,Cuba,Equador,México,Peru,
Panamá,Nicarágua.
Estrutura
da ALADI:
- Conselho de Ministros de Relações Exteriores
- Conferência de Avaliação e Convergência
- Comitê de Representantes
- Secretaria-Geral.
MERCADO COMUM DO SUL
- Começa com a comunidade econômica européia em meados de 1950.
- Tratado de Roma - União Européia, organização que tinha como objetivo permitir livre circulação de mercadorias serviços e pessoas entre os países membros.
- Comissão européia- trata de interesses do bloco, como legislação, organizações e punições.
- Missão - eliminar conflitos, guerras e promover os negócios.
- moeda unica
- crescimento e fusões de empresas
- imposto, sem cobrança.
- parceria politica e econômica.
- interesses comerciais e de relacionamento.
- bloco mais avançado.
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
ENTENDENDO O COMÉRCIO EXTERIOR - AULA DIA 13/08/15
Hoje foi muito interessante pois relembramos alguns videos de motivação e empreendedorismo, também podemos conhecer alguns portais sobre Comercio Exterior, falamos também as características necessárias para o profissional do Comercio Exterior o qual precisa ter o gosto por comercio e negócios alem de inglês fluente.
Conversamos sobre a importância deste profissional, neste momento em que nosso pais se encontra em evidencia e com grande aumento participativo dos negócios internacionais. Absorvemos um pouco mais de informações sobre blocos econômicos e MDIC ( Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior).
Nesta aula podemos dizer que descobrimos vários locais onde podemos melhorar nosso conhecimento sobre o assunto.
Esperamos pela próxima aula!
Franciene Santos
Conversamos sobre a importância deste profissional, neste momento em que nosso pais se encontra em evidencia e com grande aumento participativo dos negócios internacionais. Absorvemos um pouco mais de informações sobre blocos econômicos e MDIC ( Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior).
Nesta aula podemos dizer que descobrimos vários locais onde podemos melhorar nosso conhecimento sobre o assunto.
Esperamos pela próxima aula!
Franciene Santos
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
A LOGÍSTICA APÓS A 2° GUERRA MUNDIAL
Na aula do dia 06 de agosto, falamos dos conceitos básicos do Comércio Exterior, um pouco da história de como surgiu. Assim houve uma melhora do desenvolvimento econômico na maioria das nações, contribuindo também na exportação. A logística tem grande importância nesse desenvolvimento, contribuindo numa melhora de transporte, embalagens, entre outros com custos baixos, pois os países haviam acabado de passar por uma guerra.
E nessa aula também criamos o nosso blog. Aqui iremos tentar exportar um pouco do conhecimento que estamos adquirindo nas aulas de Comércio Exterior.
Liliane Melo.
Assinar:
Postagens (Atom)